segunda-feira, 26 de agosto de 2013

POLICIA MILITAR E POLÍCIA CIVIL EM ATUAÇÃO CONJUNTA EFETUAM DUAS PRISÕES SOMENTE ESTA MANHÃ

A 4ª Companhia PM Independente juntamente com a Polícia Civil atuaram conjuntamente durante esta manhã no município de Chapadinha, obtendo êxito em suas ações efetuando duas prisões. 1. Prisão em flagrante por trafegar em veículo roubado; 2. prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

1. Manoel Ferreira da Costa,32 anos, foi preso em flagrante enquanto trafegava em veículo roubado no bairro da Vila Isamara. O mesmo é acusado de ter sido o autor do roubo à motocicleta Honda Biz de cor azul, Chassi 9C2HA0700TRO27991. O roubo aconteceu na data de ontem (25/08/13).

Conduzido

Veículo recuperado


2. Edison Araújo, 29 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo quando caminhava nas proximidades do Posto RR, Vila Isamara. O referido conduzido portava uma cartucheira de fabricação caseira cal.20 com dois cartuchos intactos.

Conduzido

Arma apreendida




4ª COMPANHIA PM INDEPENDENTE COMEMORA DIA DO SOLDADO NA CRECHE LUÍS ROCHA JÚNIOR

O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros das forças armadas e forças auxiliares, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803, que lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é designado para servir. Neste intuito, a 4ª Companhia PM Independente apoiou com muita alegria a iniciativa da Creche Luís Rocha Júnior (Bairro Areal) e esteve presente para comemorar junto às crianças esta data tão solene.

Na oportunidade, a 4ª CI foi representada pelo Cabo PM Ariel, um dos gestores locais do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Às crianças foi ensinado o papel principal da Polícia Militar, que é o de defender o cidadão em primeiro lugar, inclusive os pequeninos, para que todos possam desfrutar de uma vida segura e em paz.


Durante toda a manhã de hoje (26/08/13), diversas atividades lúdicas foram desenvolvidas em parceria com os professores e diretores, tais como: cântico do hino nacional, palestras instrutivas, marcha infantil, confecção de chapeuzinhos de soldado, brincadeiras educativas, etc.

Crianças aprendendo a prestar continência

Público infantil atento à palestra

Cabo PM Ariel durante palestra educativa

Pequenos brasileiros cantando o hino nacional

Crianças aprendem a marchar

Brincadeiras educativas

Crianças participam do momento lúdico

POLÍCIA MILITAR APREENDE DROGAS E FACAS DURANTE OPERAÇÃO NO FINAL DE SEMANA EM CHAPADINHA

Durante o final de semana, de 24/08/13 a 26/08/13 foi realizada Operação Varredura pelos policiais da 4ª Companhia PM Independente, na cidade de Chapadinha. A operação teve como principal objetivo a execução de abordagens a pessoas, veículos e bares da cidade, a fim de que fossem apreendidas armas e drogas. 


Esse trabalho culminou com a retirada de materiais que geram riscos e comprometem a ordem pública do município. 


Objetos perfuro-cortantes apreendidos durante OPERAÇÃO VARREDURA em Chapadinha
Drogas e cachimbos apreendidos durante OPERAÇÃO VARREDURA em Chapadinha 













sexta-feira, 23 de agosto de 2013

4ª CI EXECUTA OPERAÇÃO VARREDURA NA CIDADE E APREENDE DROGAS

Durante a manhã de hoje, 23/08/2013 (sexta-feira), enquanto a Polícia Militar dava prosseguimento à Operação Varredura, foram presos 03 (três) jovens e apreendido 01 (um) adolescente que estavam consumindo substância ilegal similar à maconha. 

Operação Varredura no Bairro Caterpila

A abordagem policial aconteceu no bairro Caterpila, às 09:30h, próximo à Escola Rodrigues Lobo, onde os indivíduos encontravam-se em atitude suspeita. No momento da chegada da viatura, os usuários tentaram se desfazer da droga, porém, foi apreendido 03 (três) cabeças de substância similar à maconha. Um dos conduzidos já possuía várias passagens pela polícia.



quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA E PROMOTORIA REÚNEM-SE NA CÂMARA MUNICIPAL DE CHAPADINHA

Na tarde desta terça-feira, 20, estiveram reunidos representantes do Ministério Público, Poder Legislativo, Polícia Militar, Policia Civil e Guarda Municipal atuantes em Chapadinha-MA. O intuito da reunião foi a de analisar medidas conjuntas que possam aprimorar a segurança do município.

Foram consideradas questões como: funcionamento de bares, festas e venda de bebidas alcoólicas; frentes de combate às drogas; parcerias com o serviço público; intensificação no trânsito; dentre outros assuntos de caráter estratégico.


Vereador Nonato Baleco, Promotor Douglas, Delegado Alessandro, Major Edvaldo, Capitão Jovan e G.M.Ferreira reunidos discutindo Segurança Pública em Chapadinha

As frequentes reuniões é resultado da articulação de diversos entes públicos que têm se mobilizado na estruturação de uma frente única de combate à criminalidade, visando restringir cada vez mais o espaço para tentativas de infrações no município. Já está marcada para próxima semana mais uma reunião.

POLÍCIA MILITAR E POLÍCIA CIVIL ENCONTRAM DROGAS ENTERRADAS EM CASA DE TRAFICANTE

Na manhã de 21/08/13 (terça-feira), após denúncia de que havia um grupo em atitude suspeita na Rua da Pedreira, em uma residência no bairro Areal, equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil deslocaram-se para averiguar a situação. No local haviam 8 (oito) pessoas, vindo uma delas a evadir-se em correria do local, e apenas 7 (sete) foram abordadas pelas guarnições policiais, mas nada foi encontrado.

Desconfiados da situação que levantava bastante suspeita, os policiais começaram a cavar terra fofa no quintal, até que encontraram a quantia de droga que estava enterrada nos fundos da casa.

A operação culminou com a detenção dos 7 (sete) indivíduos, sendo o primeiro conduzido Raimundo Costa Pereira, 22 anos, vulgo "Mulambo", proprietário da casa e já conhecido da polícia.

Vulgo "Mulambo"

A ação foi resultado de uma operação conjunta do serviço de inteligência da 4ª CI + Força Tática + Polícia Civil, na qual fora encontrado 13 (treze) papelotes de substância similar à maconha.


Droga apreendida


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PM REALIZA OPERAÇÃO DE TRÂNSITO NO MUNICÍPIO

Com o intuito de reprimir e diminuir irregularidades no trânsito da cidade, além de coibir práticas criminosas, a 4ª CI realizou durante todo o final de semana operações de busca e apreensão, e fiscalização de trânsito no município de Chapadinha.


Além das abordagens corriqueiras mediante suspeita, foram realizadas blitz através da ação conjunta das viaturas da 4ª CI, utilizando-se das motos e dos carros da Equipe Águia e da Força Tática. A operação do final de semana gerou 24 (vinte e quatro) notificações por infrações de trânsito, além de 16 (dezesseis) recolhimentos por irregularidades dos veículos. Entre as infrações a maior parte é pela ausência de capacete de segurança, e ausência de documentos de porte obrigatório.


Blitz policial militar da 4ª Companhia Independente

Veículos recolhidos por irregularidades


domingo, 18 de agosto de 2013

RELATÓRIO DE AÇÕES PM REALIZADAS NESTE FIM DE SEMANA (16/08/13 a 18/08/13)

RECUPERAÇÃO DE MOTO ROUBADA

Às 19:30h do dia 16/08/2013 (sexta-feira), durante ronda no Residencial José Almeida, efetuou-se abordagem a dois suspeitos que transitavam em um veículo Honda Fan de cor preta. Foi verificada que a moto estava com o chassi raspado e, mediante esta irregularidade, os indivíduos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Chapadinha para averiguações, juntamente com a motocicleta. O veículo foi reconhecido a posteriori pelo Sr. Fernando, proprietário do veículo que teve sua padaria assaltada e a moto levada a cerca de dois meses atrás. 

INDIVÍDUO É CONDUZIDO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Ás 23:00h do dia 16/08/13 (sexta-feira), C. A. da S., 40 anos, residente no bairro Campo Velho foi denunciado por sua ex-esposa por agressão física e ameaça. Vítima e suposto agressor foram encaminhados à Delegacia de Chapadinha para adoção de procedimentos.

CONDUTOR DE MOTO É DETIDO POR CRIME DE TRÂNSITO

Às 19:45h do dia 17/08/13 (sábado), durante patrulhamento da Equipe Águia (policiamento de moto da 4ª CI), Jamir da Silva Bastos, 20 anos, foi conduzido à Delegacia Regional de Chapadinha pelo motivo de estar pilotando moto sem possuir CNH e gerando perigo de dano em via pública. 
Ao serem abordados pela força policial, o condutor empreendeu fuga em alta velocidade e por pouco não atropelou duas crianças que passavam na rua. O mesmo ainda encontrava-se sem capacete e a moto sem os documentos de porte obrigatório.

A ação irregular está classificada como crime de trânsito, segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em seu Art. 309. Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para dirigir ou Habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano. Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa.

TENTATIVA DE ARROMBAMENTO A RESIDÊNCIA

Às 23:45h do dia 17/08/13 (sábado), William Carvalho Dutra, 20 anos, foi conduzido à Delegacia Regional de Chapadinha por tentativa de arrombamento a residência, no bairro Campo Velho. 

PRESO EM FLAGRANTE POR LESÃO CORPORAL DURANTE BRIGA EM VIA PÚBLICA

Às 02:00 do dia 18/08/13 (domingo), Fernando da Silva Lins, 19 anos, foi preso em flagrante por estar envolvido em confusão generalizada em via pública, causando lesão corporal na vítima J. F. S., próximo ao Espaço Vemasa. No local da confusão ainda foi encontrada 01 (uma) faca de aproximadamente 06 polegadas.


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

4ª CI APRESENTA ANÁLISE E SUGESTÕES ACERCA DA SEGURANÇA PUBLICA DE CHAPADINHA EM REUNIÃO COM AUTORIDADES NA SEDE DA PREFEITURA

Na tarde de ontem, dia 13 de agosto de 2013, autoridades do município de Chapadinha estiveram reunidas na sede da prefeitura para discutir a questão da segurança pública. Membros da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Prefeitura, Câmara dos Vereadores e Guarda Municipal atuaram emitindo propostas e estabelecendo o caminho a ser percorrido a fim de que a cidade passe a contar com um aparato mais atuante no que concernem aspectos relacionados ao contexto da segurança.


Temas como o aquartelamento dos guardas municipais, o crescente tráfico de drogas no município, as constantes infrações e acidentes de trânsito ocorridos, remeteram à necessidade imediata de se constituir comissão para discutir e atuar no campo da segurança pública, além de elaboração de atas das reuniões ocorridas para serem encaminhadas ao Secretário de Segurança no sentido de solicitar melhorias para a região.
Ao fazer uso da palavra, a Polícia Militar, através de dados estatísticos e linguagem técnica apresentou aos participantes a competência de cada órgão, enfatizando que o processo de segurança pública é dever e responsabilidade de todos, conforme prescrito no art. 144 da Constituição Federal, ressaltando que a PM está nas ruas diuturnamente coibindo e prendendo cidadãos infratores, verdade constatada através das recentes ações desenvolvidas.
O Comandante da Polícia Militar da 4° CI, Major Edvaldo Mesquita finalizou afirmando que “realmente essa reunião foi muito positiva e saímos daqui consciente que temos que dar uma resposta imediata à sociedade e tranquilizá-la de que a PM juntamente com os outros órgão irá atuar incansavelmente para trazer a tranquilidade à nossa cidade. Nos próximos dias iremos fazer um trabalho ostensivo em todos os bairros, tanto na questão do trânsito quanto à caça de elementos nocivos à sociedade”




4ª CI RETIRA MAIS UMA ARMA DE FOGO E PRENDE INFRATOR POR PORTE ILEGAL

A 4ª Companhia PM Independente prendeu em flagrante Romário Marques Silva, morador da rua Bentivi, bairro Recanto dos Pássaros, em Chapadinha, por portar ilegalmente arma de fogo, do tipo revólver calibre 38', marca Taurus com 06 (seis) munições intactas e prontas para uso.


Conduzido à Delegacia Regional de Chapadinha

A ação ocorreu durante Operação Varredura, realizada pela 4ª Companhia PM Independente, por volta das 18:00 horas de ontem, 13/08/13 (segunda-feira). com o intuito de proceder abordagens a pessoas e veículos para que sejam retiradas das ruas todo e qualquer material que circula ilegalmente.

O indivíduo trafegava em veículo moto Sundown, modelo Hunter 125 de cor preta, quando foi avistado em atitude suspeita onde era possível perceber um revólver em sua cintura. Procedida revista rigorosa no indivíduo foi constatado o porte ilegal de arma de fogo, e o mesmo conduzido à Delegacia Regional de Chapadinha.



Armamento ilegal apreendido

Veículo utilizado pelo conduzido no momento da abordagem

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

4ª CI Reativa Operação "Duas Rodas"

A Operação "Duas Rodas" foi reativada neste final de semana e possui o intuito de reprimir e diminuir irregularidades no trânsito da cidade, além de coibir práticas criminosas.

Imagem ilustrativa


A Operação visa a abordagem de todos os veículos, porém com maior enfoque nas motocicletas, pois apresentam maior número de irregularidades. A intenção da 4ª Companhia PM Independente é proporcionar uma maior sensação de segurança à população através de atos como este, que coíbe a ação de criminosos e resguardam o bem estar das pessoas.

Somente neste final de semana a vistoria nos veículos e condutores resultou em 12 autos de infração e 4 apreensões de veículo durante o final de semana. 

SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA DA 4ª CI PRENDE SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO NO ROUBO AO CAMINHÃO DA SOUSA CRUZ

Em cumprimento ao mandato judicial de prisão temporária, PM's da 4ª CI executam prisão de suspeito de ter cometido assalto ao caminhão da empresa Sousa Cruz, fornecedora de cigarros, na data de 25 de junho de 2013. 

O mandato, decretado pelo Juiz da comarca de Brejo, foi cumprido às 11:30 de ontem, domingo (11/08/13), pelo Serviço de Inteligência da 4ª Companhia PM Independente, que apresentou o conduzido, Helson da Costa Santos, 32 anos, à Delegacia para demais fins legais.


Helson da Costa Santos, 32 anos

4ª CI DIVULGA RELATÓRIO DE AÇÕES PM REALIZADAS NESTE FIM DE SEMANA (09/09/13 A 11/08/13)

DOIS MENORES DE IDADE SÃO APREENDIDOS APÓS CONFESSAREM PARTICIPAÇÃO EM FURTO DE MOTO HONDA POP NAS MEDIAÇÕES DAS MIL CASAS

L. dos S. da C. e O. de S., dois menores de idade, ambos com 15 anos e moradores das mil casas foram apreendidos por volta das 03:00 da manhã do domingo (11/08/13), por participação em furto de veículo Honda POP cor preta. Os adolescentes confessaram terem dado apoio à um terceiro envolvido, de nome Isac e morador do bairro COHAB.
Com um dos adolescentes foi apreendido ainda 01 (um) facão. Ambos foram apresentados à Delegacia Regional de Chapadinha para providências.


INDIVÍDUO É PRESO POR AGREDIR SUA GENITORA

Conforme a vítima, seu filho estava lhe agredindo em sua residência no Conjunto Nota 10. Josivan Nunes da Silva Santos, 22 anos foi conduzido por volta das 21:45h do sábado, dia 10/08/13.


NO FIM DA TARDE DE SEXTA (09/08/13), SETE JOVENS FORAM CONDUZIDOS POR ESTAREM CONSUMINDO DROGAS

Após receber chamado de que havia alguns indivíduos consumindo drogas na praça do povo, guarnição da 4ª CI constatou 07 (sete) jovens, um deles sendo menor de idade, utilizando-se de substância similar à maconha. Todos foram encaminhados à Delegacia Regional de Chapadinha para procedimentos legais.


AINDA PELA MANHÃ DA SEXTA-FEIRA (09/08/13), INDIVÍDUO EMBRIAGADO FOI PRESO EM FLAGRANTE POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, COM O MESMO AINDA FOI ENCONTRADO UM ESPINGARDA E UM FACÃO


Após denúncia, Osmar Felix da Silva, 62 anos, residente na Rua Manuel Pereira, Recanto dos Pássaros, foi preso acusado de violência doméstica e por estar em posse de 01 (uma) espingarda. O conduzido estaria espancando sua esposa e ameaçando com a arma de fogo e mais uma arma branca (facão 18 polegadas). Ao chegar ao local, a guarnição encontrou a vítima pedindo socorro. Indivíduo foi entregue à Delegacia em visível estado de embriaguez.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

PRESO SUSPEITO DE EFETUAR ASSALTO A FARMÁCIAS EM CHAPADINHA

Preso em cumprimento de Mandato de prisão
Após ser reconhecido através de fotos por vítimas de assalto, Wesley de Sousa, residente no Bairro Areal, foi preso por Mandato judicial, acusado de ser o autor do último assalto à Farmácia Drogarocha.

O mandato de prisão foi cumprido em ação conjunta da Polícia Militar e Polícia Civil, às 06:15 horas da manhã de hoje, 09/08/2013. Na casa do conduzido foi apreendido ainda 01 (uma) garruncha de fabricação caseira, espoletas, pólvora e chumbo. Investiga-se haver ligação entre o acusado e arma apreendida, sendo possível terem envolvimento no último atentado contra a Guarda Municipal.

A Polícia Militar orienta: caso tenha sido vítima deste infrator, dirigir-se à Delegacia Regional de Chapadinha. É importante a participação da sociedade para o combate à criminalidade local.



Material apreendido em posse do conduzido










PRESO EM FLAGRANTE TRAFICANTE DE DROGAS

Polícia prende por volta das 15:00 do dia 08/08/2013 Francisco das Chagas Lages Lima, 19 anos, conhecido por "Manelzinho". A ação foi resultado de uma abordagem da policia militar, no Bairro Vila Brasil em Chapadinha. Manelzinho já era conhecido e já havia sido apreendido em outra ocasião, quando menor de idade, também por crime relacionado com drogas. Com ele foi encontrado uma cabeça de crack com cerca de 10 gramas e R$ 658,00 (seicentos e cinquenta e oito) reais em dinheiro trocado.

"Manelzinho". Preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Em continuidade à ocorrência, foi feita operação de busca na residencia do conduzido, no bairro Campo Velho, em companhia com a Polícia Civil, ocasião em que foi encontrado 02 (dois) revólveres escondidos, um calibre 22 e outro calibre 38, e mais 07 (sete) munições intactas.

Vulgo "Manelzinho" foi apresentado à Delegacia Regional de Chapadinha por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Material Apreendido: R$ 658,00 em dinheiro trocado; 02 (dois) revólveres; 01 (uma) pedra de droga similar ao crack



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

4ª CI RECEBE REFORÇO PARA O COMBATE À CRIMINALIDADE NA REGIÃO

A 4ª Companhia PM Independente recebeu no mês de julho 03 (três) Oficiais deslocados do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão para atuar efetivamente na Segurança Pública de Chapadinha e região.

Major Edvaldo, Comandante da 4ª CI recebe os Oficiais PM: Tenente Paiva, Aspirante Nascimento e Aspirante Ramos

Anualmente são formados pela Academia de Polícia Militar do Maranhão, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão, na capital São Luís, profissionais de Segurança Pública para compor o cargo de Oficiais Combatentes da PM. 

Segundo o Major Edvaldo Mesquita, "para oferecer um serviço de excelência, o policial militar deve primeiramente deter os conhecimentos relacionados à sua missão constitucional e à responsabilidade social firmada com a coletividade. Estes recém chegados oficiais foram treinados e doutrinados durante quatro anos em parceria com a academia de polícia e a universidade estadual do maranhão. São diplomados como Bacharéis de Segurança Pública e estão aptos a oferecer à sociedade todo o serviço de qualidade que ela merece receber. Agora, iremos cobrar para que estes militares somem seus conhecimentos aos dos oficiais e praças da 4ª Companhia, que já executam um notável trabalho de segurança pública em Chapadinha e região".

Com isso, soma-se 208 (duzentos e oito) policiais atuando nos 17 (dezessete) municípios da região. Destes, 99 (noventa e nove) operam em Chapadinha.

Guarda do Quartel, composta pelos Sargento Cardeal, Ivá e Luís Carlos recepcionam novos militares da 4ª CI


Veja ainda: ESTADO MAIOR DA PM SE REUNI PARA DEFINIR DIRETRIZES DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS PM 2013


O comandante geral da PMMA, coronel Franklin Pachêco, oficiais do Estado Maior Geral, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e de outros setores da corporação estiveram reunidos no auditório do Quartel do Comando Geral da PM, em São Luís, na manhã desta sexta-feira, 02 de agosto, para traçar as diretrizes acerca do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2013, que tem data prevista para iniciar no dia 30 de setembro deste ano.

Dos dois mil e duzentos alunos de formação policial militar, 1.200 (mil e duzentos) serão formados na capital maranhense.. Os outros mil farão o curso em Batalhões e Companhias PM do interior do estado.


Serão 1275 horas de estudos teóricos e práticos. Os candidatos ao cargo policial militar terão aulas na área do direito, sociologia, ética, noções básicas de resgate, policiamento comunitário, direitos humanos, controle de distúrbios civis, tiro, defesa pessoal e outras disciplinas da área policial.

Está previsto 40 (quarenta) alunos para realizarem curso de formação na 4ª Companhia PM Independente, em Chapadinha, o que significa, após conclusão e aprovação nas etapas, mais um grande reforço para preservação da segurança pública da região.




POLÍCIA MILITAR DE CHAPADINHA REALIZA MAIS UMA PRISÃO

Arrombador de lojas foi preso em flagrante na madrugada de hoje (08/08/2013) no centro comercial de Chapadinha. A ação teve inicio quando vigilantes do centro realizaram um excepcional trabalho de vigília, onde encontraram 02 (duas) bolsas de viagem acobertadas em meio aos túmulos do Cemitério Sozinho. De imediato desconfiaram e informaram à 4ª Companhia PM Independente.

Material apreendido em posse do conduzido
Chagando ao local, as viaturas fizeram cerco na Ótica Diniz e no Depósito de Redes Paraibano, onde perceberam a movimentação ilegal do bandido. Mediante a recusa do mesmo em se entregar, foi preciso a força policial militar subir ao telhado para captura do meliante, que foi preso e conduzido à Delegacia Regional de Chapadinha.

O ladrão, que entrou pelo telhado, foi apresentado à DP com os seguintes materiais apreendidos: 13 (treze) cuecas box; 10 (dez) camisas; 33 (trinta e três) bermudas "UFC"; 30 (trinta) bermudas jeans; 01 (uma) rede garimpeira; 01 (uma) rede comum; 02 (dois) edredon's; 02 (dois) bonés; 01 (uma) toalha de banho; 01 (um) pendrive; 02 (duas) malas de viagem.

Elizeilson de Jesus Silva, 19 anos, morador do bairro Campo Velho, é suspeito de ter praticado outros assaltos, tendo em vista relato de vítimas que apontaram ter sido roubadas por homem com tatuagem de dragão no braço direito, que conferem com a marca no braço do acusado (conforme imagem abaixo). Por isso, orientamos: caso reconheça o indivíduo da foto, procure imediatamente a Delegacia Regional de Chapadinha para prestar queixa, e, dessa forma, contribua para o bom andamento da Segurança Pública do Município.

Quartel da Polícia Militar, 4ª Companhia PM Independente.


Preso em flagrante arrombador de lojas comerciais

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

FORÇA TÁTICA E SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA DA 4ª CI PRENDEM EM AÇÃO CONJUNTA ACUSADO DE TER PRATICADO HOMICÍDIO NA NOITE DE ONTEM

Antônio Pereira dos Santos, 20 anos, mais conhecido como Toinho (foto ao lado), foi preso nesta manhã (07/08/2013) sob a acusação de participação no assassinato de Anílton Kleiton Lima Rodrigues.

O homicídio aconteceu por volta das 22:30h no Bar da Loira, bairro Boa Vista. Após um trabalho da equipe de inteligência da Polícia Militar, chegou-se ao acusado, que estava escondido embaixo de uma cama, em residencia na Rua Gustavo Barbosa, Boa Vista.


Toinho confessou aos policias da força tática participação no crime, que segundo o mesmo iniciou-se devido uma luz alta jogada pelo farol de uma moto relacionada à vítima. A partir daí iniciou-se uma discussão com um fim trágico. O conduzido ainda informou ter sido ele quem se desfez do instrumento utilizado no crime, jogando-o em um quintal e recuperado pela equipe Tática da 4ª CI (foto ao lado). 




Há ainda suspeita de participação de uma outra pessoa, conhecida como "Raimundinho", que, segundo o conduzido teria sido quem desferiu o golpe. As investigações continuam no sentido de capturar todos os responsáveis pelo homicídio.

Antônio Pereira dos Santos, 20 anos, preso por participação no assassinato de Anílton Kleiton Lima Rodrigues

POLICIAIS MILITARES DA 4ªCI APREENDEM UM DOS ENVOLVIDOS DE TER ATIRADO CONTRA GUARDA MUNICIPAL

Durante a noite de ontem, terça-feira (06/08/2013), policiais militares da 4ª Companhia PM Independente, estavam de folga e retornavam de viagem a São Luís, quando, na entrada da cidade, próximo ao Posto Pinheirão, suspeitaram de uma moto Honda POP cor preta e guidom branco, características que coincidiam com a utilizada durante atentado contra a Guarda Municipal a alguns dias atrás.

Imediatamente, os policiais pediram reforço, tendo em vista estarem à paisana e não disponibilizarem dos equipamentos necessários à ação policial. Visando, entretanto, o princípio da oportunidade, foi dado inicio à abordagem aos dois suspeitos, que empreenderam fuga em direção ao matagal.

Os indivíduos estavam armados. Um deles, portando arma de fogo similar à garruncha, conseguiu embrenhar-se em mata fechada. O segundo, menor de idade, foi apreendido portando 01 (um) facão.

Com a chegada da VTR de serviço, empreendeu-se busca em matagal, mas não obteve-se êxito. O menor apreendido, M. A. S. L , 14 anos, morador do povoado Bacabalzinho foi conduzido à Delegacia Regional de Chapadinha, onde foi reconhecido por dois agentes da Guarda Municipal que estavam de serviço naquela ocasião.

Veículo apreendido na 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil

O veículo Honda POP, cor preta, guidom branco, sem placa, encontrava-se ainda com CHASSI raspado, autêntico sinal de veículos utilizados em fins ilegais.

A Polícia Militar e a Polícia Civil, em parceria, asseguram à sociedade chapadinhense que será dada continuidade às investigações, pois há uma grande suspeita de tratar-se dos mesmo indivíduos que vem praticando assaltos na região.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CASO DE ESTELIONATO EM CHAPADINHA: CONHEÇA PARA NÃO CAIR NESTE GOLPE

Durante a manhã desta data 05/08/2013, a senhora Sônia M. de C., moradora da Vila Isamara, foi vítima de uma famosa fraude chamada de "golpe do cheque achado".

O crime teve inicio no Banco Bradesco e foi praticado por, no mínimo duas pessoas. Os estelionatários provavelmente ficaram observando até que a vítima sacou uma boa quantia em dinheiro.
Após sair do banco, os golpista seguiram a vítima. Um golpista vai à sua frente e o outro logo atrás. O da frente deixou propositadamente cair uma folha de cheque de alto valor, visando chamar a atenção da vítima, que apanhou o cheque no chão. O outro estelionatário, aproximou-se dizendo ser o proprietário do cheque, mostrando-se agradecido e disposto a dar uma recompensa aos dois.


A vítima acreditou que seria recompensada, e acompanhou os estelionatários até as mediações do cemitério central. Neste momento, o "proprietário" do cheque convidou seu comparsa a ir ali próximo, em sua casa, para receber sua recompensa. Este, por sua vez, entrega sua carteira e todos os pertences à vitima e pede que ela aguarde ali. Após alguns instantes retorna e explica onde fica a residencia, apresentando uma nota de R$100,0 (cem reais) e orientado-a a ir buscar sua parte.



É neste momento que a vítima recebe o golpe, pois o primeiro estelionatário, supostamente também beneficiado, se oferece para segurar a bolsa da vítima enquanto ela busca a recompensa. A vítima, envolvida com a situação, não percebe a farsa, não desconfia, e acaba entregando bolsa e pertences ao fraudador. Ao tocar a campainha na casa indicada, descobre que não mora ninguém, e ao retornar, logicamente, o outro estelionatário já saiu do local, furtando os pertences da vítima.


Estelionato "é o ato de obter, para si ou para outro, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento."

A vítima, Sônia M. da Costa, autorizou a divulgação de telefone de contato 9122-5136, caso alguém encontre ou queira devolver seus documentos de uso pessoal.


sábado, 3 de agosto de 2013

4ª CI apreende arma de fogo no bairro Recanto dos Pássaros

Durante a madrugada do dia 03/08/2013, no Bairro Recanto dos Pássaros, guarnição da 4ª Companhia PM Independente, mediante ação suspeita, perseguiu 04 (quatro) indivíduos que deslocavam-se em veículo motocicleta.

Enquanto tentavam empreender fuga, em alta velocidade, os mesmo desfizeram-se de 01 (um) révolver calibre .38 de numeração 380400 Taurus, carregada com 06 (seis) cartuchos intactos e prontos para uso, o que presumi-se tratar-se de indivíduos má intencionados.

Apesar de todo esforço na persecução, os infratores conseguiram empreender fuga em matagal, onde a viatura não conseguiu adentrar. Destarte, cabe ressaltar que mais uma arma de fogo ilegal foi retirada das ruas de Chapadinha.




Material apreendido:
01 (um) révolver calibre .38 + 06 (seis) cartuchos intactos
Fique atento: PORTAR ARMA DE FOGO, acessório ou munição, sem autorização e em desacordo com determinação legal É CRIME. Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Parágrafo único. O crime previsto neste artigo é INAFIANÇAVEL, salvo quando a arma de fogo estiver registrada em nome do agente.


Leia mais: http://jus.com.br/artigos/5155/dos-crimes-de-arma-de-fogo-em-especie



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CASO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA GERA PRISÃO EM FLAGRANTE EM CHAPADINHA

Durante a tarde do dia 01/08/2013 (quinta-feira) foi feita uma denúncia à Polícia Militar de violência doméstica na Av. Gustavo Barbosa, Bairro Corrente. Chegando ao local, o agressor, Fábio dos Santos Silva, 38 anos, foi preso em flagrante, enquanto ainda cometia o delito, vindo a ser conduzido à Delegacia Regional de Chapadinha, para demais procedimentos legais. Segundo informações, a vítima, J. A. D., cooperou com a Policia Civil, no intuito de prestar as informações necessárias ao Auto de Prisão de Flagrante.


Fique esperto(a): A Lei 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, tem como finalidade coibir e punir quaisquer tipos de violência contra a mulher, seja ela física ou moral. 

Se você conhece ou presenciar algum tipo de agressão a mulher, denuncie! Disque: 3471-2631.