quinta-feira, 28 de agosto de 2014

POLÍCIA MILITAR FAZ APREENSÃO DE ARMA DE FOGO EM SÃO BERNARDO

Nesta manhã (28/08/2014), foi preso em flagrante o indivíduo Antônio Rodrigues Pereira, 28 anos, por porte ilegal de arma de fogo.

A guarnição recebeu uma denúncia de que havia um cidadão efetuando disparos com um revólver em um bar, ao chegar no local, o indivíduo ainda se encontrava por lá, ele foi abordado, e com o mesmo foi encontrado um revólver cal. 32.

Antônio foi encaminhado para a delegacia local para as devidas providências.

Arma apreendida

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

HERÓIS DO 16º BPM ARRISCAM SUAS VIDAS PARA APAGAR INCÊNDIO EM CHAPADINHA

Um incêndio ocorrido na tarde desta terça-feira, 26 de agosto, por volta das 15:00hs, destruiu a casa do professor Sebastião Martins.

O professor estava na sala de aula, quando retornou e se deparou com sua residência em chamas, ja quase toda destruída.

A causa do incêndio foi um vazamento no botijão de gás que explodiu. Não tardou muito para que o fogo tomasse conta de toda a residência, impedindo os populares de agirem contra as chamas.

Na tentativa de salvar algumas coisas e apagar o incêndio, o Sargento Neron e o Cabo Satil, ambos policiais militares oriundos do 16º Batalhão, entraram na casa em chamas, com a mangueira do carro pipa da prefeitura para tentar contornar a situação. Nessa ação os dois acabaram tendo alguns ferimentos leves, sendo atendidos, após terem apagado o fogo, no Hospital Pontes Aguiar

Sobre a atuação dos policiais, o Major Glauber, Comandante do Batalhão declarou: "São atos como estes que nos deixam orgulhosos de ser policial  militar: salvar vidas e proteger a população. Apesar da ausência de suporte, e mesmo materiais, o instinto policial não permitiu que estes valorosos guerreiros se omitissem, arriscando suas vidas, e com a égide de Deus obtendo sucesso na ação. É pela nobreza de seus atos que são merecedores de elogio e reconhecimento deste Comando e de toda sociedade".


Sargento Neron e Cabo Satil 


terça-feira, 26 de agosto de 2014

POLÍCIA MILITAR EM CONJUNTO COM A POLÍCIA CIVIL EFETUAM APREENSÃO DE MENOR COM DROGAS EM CHAPADINHA

Hoje (26/08/2014) pela manhã, foi aprendido um menor, pois o mesmo já vinha sendo monitorado pelo serviço de inteligência do 16º BPM e pela polícia civil há vários dias, e hoje receberam uma informação que ele estava em um bar vendendo drogas.

Ao chegar no local, foi feito uma revista no menor, sendo encontrado 33 (trinta e três) pedras de uma substância similar ao crack.

Cabe ressaltar que o mesmo é suspeito de ter participado de um homicídio que aconteceu no dia 23/08/2014 em Chapadinha.

O menor foi entregue na delegacia para as devidas providências.

Material apreendido

16º BPM COMEMORA O DIA DO SOLDADO HOMENAGEANDO AS CRIANÇAS

Na manhã desta terça-feira (26/08/2014), o tenente Paiva esteve no Jardim de Infância Anjo da Guarda, no Bairro da Cruz, ministrando uma palestra para as crianças, explicando o que é o soldado, a carreira militar, a importância do policial militar para a sociedade.

A palestra foi em homenagem ao dia do soldado, que se comemora no dia 25 de agosto, a data tem o objetivo de homenagear o trabalho dos membros das forças militares do Brasil.  

Logo depois levou as crianças para uma visita guiada no quartel do 16º Batalhão, apresentando a parte interna do quartel e os policiais militares de serviço. Após foi servido um lanche, organizadas brincadeiras com marcha e continência e no final as crianças tiraram fotos com os policiais.








POLÍCIA MILITAR RECUPERA VEÍCULO ROUBADO

Nesta segunda-feira (25/08/2014), a guarnição de serviço recebeu uma denúncia de um veículo que supostamente seria produto de furto, um corsa classic branco, placa NHA-8082, ano 2006-2007.

A guarnição junto com o serviço de inteligência deslocaram-se até o local, chegando lá foi localizado o veículo e não foi apresentado nenhum documento, o veículo foi levado para delegacia, logo foi constatado que o mesmo era produto de furto.

O proprietário foi intimado para prestar as devidas informações, ficou a cargo polícia civil as providências cabíveis.


Veículo apreendido



POLÍCIA MILITAR EFETUA PRISÃO DE TRAFICANTE EM CHAPADINHA

Na noite do dia 23 de agosto do corrente ano, a guarnição estava passando por um dos pontos críticos de Chapadinha, quanto o indivíduo José Willamy Gomes Pereira, vulgo CIDOCA, 27 anos, passou em sua moto muito desconfiado. A guarnição percebeu e abordou o indivíduo, o mesmo estava acompanhado de sua esposa.

Cidoca foi revistado e não foi encontrado nada com ele, em seguida sua esposa não queria entregar sua bolsa para ser verificada, mas acabou entregando, sendo encontrado na bolsa 126 gramas de uma substância similar ao crack, 131 gramas  de uma substância similar a maconha, uma balança de precisão e R$ 100, 00 em espécie, logo Cidoca assumiu que a droga era sua.

Cabe ressaltar que há tempos a polícia já vinha monitorando esse indivíduo.

Ambos foram entregues na delegacia para as devidas providências.

José Willamy Gomes Pereira, vulgo CIDOCA


Material apreendido

16º BPM EFETUA PRISÃO DE TRAFICANTE EM ARAIOSES

Por volta das 09:00hs do dia 23 de agosto do corrente ano, a guarnição de serviço recebeu uma denúncia que havia uma grande movimentação de pessoas em uma determinada residência, que supostamente seria uma boca de fumo.

Chegando ao local, na residência do indivíduo Francisco de Assis Souza Santos, vulgo "CAPOEIRA", 33 anos, avistaram dois suspeitos e fizeram uma revista nos mesmos, sendo encontrado 01 (uma) pedra pequena de uma substância similar ao crack, em poder de José Henrique da Silva Gomes. O mesmo falou aos policiais que comprou na casa do Capoeira, logo a guarnição entrou na casa do mesmo e fez uma busca nas dependências, sendo encontrado no quarto 01 ( uma) pedra de 442 gramas  de uma substância similar ao crack, 02 (duas) balanças de precisão e R$ 117,80 (cento e dezessete reais e oitenta centavos).

Foi dado voz de prisão a Capoeira junto com os outros dois elementos, todos foram entregues da delegacia local para as devidas providências.  


sexta-feira, 22 de agosto de 2014

16º BPM EFETUA PRISÃO EM FLAGRANTE DE ASSALTANTES EM TUTÓIA

Hoje, 22/08.2014, por volta das 09:00 horas,  foram presos em flagrante os indivíduos José Roberto dos Santos, vulgo "Seu Zé" e Jessé dos Santos Cardoso, vulgo "Dimas".

Seu Zé é um dos responsáveis pelo assalto aos correios de Tutóia, e estava no indulto pelo crime de latrocínio, não retornado para a penitenciária de pedrinhas, possuindo mandado de prisão expedido pela comarca de brejo.

Jessé também foi responsável por vários assaltos na região, entre eles, postos de combustível, correios e outros. O mesmo possui mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário, 1ª Vara da comarca de Chapadinha. Recentemente foi flagrado em uma casa noturna, chegando a trocar tiros com a guarnição da polícia, conforme link que segue: http://4cipmma.blogspot.com.br/2014/07/forca-tatica-de-chapadinha-apreende.html.

Os dois foram presos em uma oficina, quando a guarnição observou aqueles dois elementos desconhecidos e resolveu abordá-los, ambos já vinham sendo  monitorado pelo serviço de inteligência do 16º BPM.

Foi feito uma busca no veículo, sendo encontrado um revólver cal. 38, com 05 (cinco) munições intactas, maconha prensada, 01 (uma) faca, 02 (dois) celulares e vários chips. Com isso, além do material ilegal apreendido, a Polícia Militar retira das ruas mais 02 (dois) indivíduos de grande periculosidade e foragidos da justiça.

Ambos foram entregues da delegacia local para as devidas providências.


Material apreendido

José Roberto dos Santos, vulgo  "Seu Zé"

Jessé dos Santos Cardoso, vulgo "Dimas"

Foto Jessé preso anteriormente (Arquivo da PM)



quinta-feira, 21 de agosto de 2014

POLÍCIA MILITAR FAZ APREENSÃO DE ARMA DE FOGO EM CHAPADINHA

Ontem a noite (20/08/2014) por volta das 20:30hs, o posto Pinheirão do bairro Boa Vista foi assaltado, a polícia se fez presente no local, no entanto o assaltante já tinha evacuado, mesmo assim a guarnição fez uma busca no local, encontrando uma pistola cal. 665 que o meliante deixou cair na fuga.

As informações colhidas através de testemunhas foram repassadas as autoridades competentes para que as devidas providências sejam tomadas.

Imagem ilustrativa




16º BPM PROMOVE VALORIZAÇÃO DA TROPA E REALIZA MISSA À FAMÍLIA DOS POLICIAIS MILITARES

Na noite desta quarta-feira (20/08/2014), foi realizada uma solenidade religiosa no auditório do 16º BPM, com o tema "Espiritualidade Cristã na Família", onde contou com a presença do Padre Luís, pároco de Portugal.
A missa foi em homenagem a família, quase todos os policias militares da sede se fizeram presentes com sua família. Após a missa houve uma palestra para casais, ministrada pelo Padre Luís.

Durante a palestra o pároco tratou diversos temas para casais, inclusive com orientações de fortalecimento da família e da responsabilidade que possui o policial militar com seu lar. 

O comandante do 16º BPM Major Glauber Miranda Silva, falou da falta de religiosidade em nossas vidas, pois quando temos fé e colocamos Deus em primeiro lugar tudo fica mais fácil.

O sacerdote encerrou fazendo uma oração e abençoando todos os presentes. Por fim foi oferecido um coquetel à família dos policiais e demais convidados.

Padre Luís

Major Glauber







segunda-feira, 18 de agosto de 2014

16º BPM FAZ APREENSÃO DE ARMA DE FOGO EM CHAPADINHA

Na noite de sexta-feira (15/08/2014), por volta das 23:00hs a guarnição de serviço efetuava ronda pelo bairro da Vila Isamara, quando dois elementos estavam passando, e foi verificado que um deles portava um objeto similar a um revólver.

Quando a viatura se aproximou para realizar a abordagem eles empreenderam fuga, efetuando um disparo contra os policias, que logo  revidaram. Os indivíduos conseguiram fugir deixando para trás uma arma de fabricação caseira, tipo garruncha, e uma moto CG 125 Fan, de cor preta, chassi adulterado.

A moto e a garruncha foram entregues na delegacia para as devidas providências.

Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA DO 16º BPM RECUPERA VEÍCULO ROUBADO

Na manhã de sexta-feira (15/08/2014), o serviço de inteligência efetuou a prisão do cidadão Paulo Sérgio Vieira Carvalho, 32 anos.

Paulo estava conduzindo um veículo, que ao ser abordado, não foi encontrado nada com ele, a guarnição realizou uma busca no veículo e não foi encontrado nada, mas o documento continha uma irregularidade, que levantou uma suspeita, foi feito uma consulta no sistema e constatado que o veículo era produto de roubo, pois as placas eram clonadas.

O condutor e o veículo foram entregues na delegacia para as devidas providências.   





16º BATALHÃO EFETUA PRISÃO DE QUADRILHA DE ASSALTANTES DURANTE CAÇADA EM MATAGAL

Na quinta-feira (14\08\2014), o 16º Batalhão da Policia Militar do Maranhão conclui com êxito uma caçada de 48 horas que culminou com a prisão de 05 (cinco) integrantes de uma quadrilha de assaltantes, no Município de Urbanos Santos - MA.

A ocorrência teve inicio na terça-feira (12/08/2014), por volta das 21:00hs, quando a guarnição de serviço de Urbano Santos recebeu uma ligação que estava acontecendo um assalto na casa de um empresário da cidade. Quando os policiais chegaram no local, um dos assaltantes tentou se passar pelo filho do empresário.

A guarnição desconfiou da situação e continuou a investigação, quando ouviram a voz do empresário de dentro da residencia pedindo por socorro. De imediato foi efetuada a prisão do indivíduo que se passava pelo filho do empresário.

Dentro da casa haviam ainda mais dois assaltantes, que ao perceberem a ação policial empreenderam fuga, pulando o muro dos fundos rumo a matagal. Daí pra frente deu-se inicio à perseguição. 

Inicialmente foram montadas barreiras policiais nas vias de acesso à cidade, visando interceptar possíveis comparsas que viessem a tentar resgatar os criminosos, fato este que ocorreu às 04:00hs da manhã, onde foi abordado o veículo Voyage prata, placa NMZ-3681, com 03 (três) pessoas dentro do veículo, dois homens e uma mulher. Após interrogatório foi descoberto que esses elementos iriam fazer o resgate dos outros que estavam no mato, sendo dado voz de prisão aos três bandidos. 

A guarnição montou uma emboscada usando o próprio carro dos comparsas, mas ao se aproximarem do ponto de encontro foram identificados pelos dois fugitivos, que empreenderam fuga novamente. Houve troca de tiros, mas ninguém foi alvejado.

Com a chegada do GTA (Grupo Tático Aéreo) e da Força Tática do 16º BPM, foi feito cerco no matagal, e na quinta-feira por volta das 21:00hs um dos elementos foi surpreendido pela Polícia, vindo a se entregar. O outro aproveitou-se da situação para empreender fuga em sentido ignorado.

Ao todo foram efetuadas 05 (cinco) prisões. Foi descoberto que todos os integrantes da quadrilha fazem parte da facção criminosa Bonde dos 40, conforme delatado pelos próprios meliantes. Os assaltantes estavam em um carro Onix preto, placa OJM-8355, que também foi apreendido.

Nome dos elementos que vieram fazer o resgate:

Samila Clécia Gomes Pereira, esposa do (Cleomar), 24 anos, residente em São Luís - MA;
Wemersom Dias Salgado, vulgo Patchu, 30 anos, residente em São Luís - MA;
Edson Reis da Silva, irmão do (Cleomar), vulgo (Moreno Gordo).

Nome dos elementos que praticaram o assalto:

Cleomar Reis da Silva, vulgo (Sapinho da Vila Buriti), 25 anos, residente em SãoLuís - MA;
Daniel Irineu dos Santos Borges, 24 anos, residente em São Luís - MA.

Todos entregues na delegacia local para as devidas providências.

Cleomar Reis da Silva, vulgo (Sapinho da Vila Buriti)

Samila Clécia Gomes Pereira, esposa do (Cleomar)



Veículo que seria utilizado para o resgate dos assaltantes

Veículo utilizado pelos assaltantes

Daniel Irineu dos Santos Borges, 24 anos


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

16º BPM EFETUA PRISÃO DE TRAFICANTE EM SÃO BENEDITO DO RIO PRETO

Na manhã do dia (10/08/2014), por volta das 10:00hs, a guarnição recebeu uma denúncia que havia uma pessoa vendendo drogas na rua da Piçarreira.

Ao chegar no local foi encontrado o indivíduo Fábio Ferreira Melo de Carvalho, 22 anos, que estava vendendo uma substância semelhante a maconha. Com ele foi encontrado 09 (nove) papelotes.

Cabe ressaltar que Fábio já foi preso outras vezes por furto. O mesmo foi entregue na delegacia local e autuado em flagrante por tráfico de drogas. 

Fábio Ferreira Melo de Carvalho

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

16° BPM FAZ APREENSÃO DE ARMA DE FOGO EM CHAPADINHA

Hoje (08/08/2014) pela manhã, foi preso em flagrante o indivíduo Josemar Almeida Nunes, 27 anos, por porte ilegal de arma de fogo.

A guarnição recebeu uma denúncia que uma pessoa estava ameaçando de morte seu vizinho com uma arma de fogo.

Chegando no local, foi abordado o indivíduo Josemar, sendo encontrado com ele um revólver cal. 22, marca rossi, Nº 303709, com 05 (cinco) munições intactas.

O mesmo foi entregue na delegacia para as devidas providências.

Josemar Almeida Nunes


Revólver cal. 22



quinta-feira, 7 de agosto de 2014

16º BPM REALIZA SOLENIDADE RELIGIOSA EM BENEFÍCIO DA TROPA

Na manhã desta quinta-feira(07/08/2014), foi realizada uma solenidade religiosa no auditório do 16º BPM, onde contou com a presença do Bispo de nossa diocese Dom José Valdeci Santos Mendes e o Padre Manoel dos Santos Neves.

Durante a solenidade o Major Glauber comandante do 16º BPM ressaltou a falta de religiosidade em nossa sociedade, pois quando colocamos Deus em nossas vidas tudo se torna mais fácil.

O Padre Neves também ressaltou a importância da família em nossas vidas, pois a família é base de tudo, e agradeceu a polícia militar, que sempre esteve presente e a disposição da igreja, e se disponibilizou para sempre que precisar comparecer ao quartel para abençoar a tropa.

Por fim encerrou-se o encontro com uma oração.

Dom José Valdeci Santos Mendes


Padre Manoel dos Santos Neves.





segunda-feira, 4 de agosto de 2014

16º BPM FAZ APREENSÃO DE ARMA DE FOGO EM CHAPADINHA

Hoje(04/08/2014) pela manhã, a guarnição recebeu denúncia que o indivíduo Dhiomarcos Carvalho Dutra, 20 anos, estava ameaçando matar seu irmão com uma arma de fogo.

Chegando no local, o indivíduo acima estava em casa, e permitiu que a polícia entrasse em sua residência e mostrou onde estava a arma, uma garruncha de fabricação caseira.

O mesmo foi apresentado na delegacia para as devidas providência.


MAIS UMA ARMA DE FOGO RETIRADA DAS RUAS DE CHAPADINHA

Na madrugada de domingo (03/08/2014), foi preso em flagrante o cidadão Dácio Costa Reis, 48 anos, por porte ilegal de arma de fogo.

A guarnição achou suspeito o veículo abandonado aquela hora da madrugada, então foi feito uma abordagem ao veículo, Dárcio estava dentro do carro, foi feito uma revista nele e no veículo, sendo encontrado um revólver cal. 38, Nº PF410965, marca Taurus, com 05(cinco) munições intactas.

O mesmo foi entregue na delegacia para as devidas providências.

Arma apreendida



POLÍCIA MILITAR FAZ APREENSÃO DE ARMA DE FOGO EM BREJO

Ontem (03/08/2014), por volta da 09:00hs da manhã, a guarnição policial foi informada que um caminhão que transportava soja tinha virado na MA 034, nas proximidades do povoado Cruz, e que tinha pessoas querendo roubar alguns pertences no caminhão.

Chegando no local, foi verificado a situação, logo os policias receberam uma denúncia de que tinha um homem armado no local, foi feito uma abordagem no cidadão A.T.C, sendo localizado um revólver cal. 38 com 06 (seis) munições intactas.

O mesmo foi apresentado na delegacia local para as devidas providências.

Arma apreendida

16º BPM FAZ APREENSÃO DE ARMA DE FOGO EM ANAPURUS

Sábado (02/08/2014), foi efetuada a prisão em flagrante do indivíduo chamado Maciel.

A guarnição foi comunicada sobre um roubo de celular, logo seguiu em busca do suspeito, quando abordaram o indivíduo, que já era conhecido da polícia, fizeram uma revista e localizaram uma arma de fogo de fabricação caseira, um par de luvas e uma faca.

Maciel é responsável por vários roubos e assaltos em Anapurus, Água Rica e Palestina. 

O mesmo foi entregue na delegacia local para as devidas providências.


Material apreendido

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

POLÍCIA MILITAR PRENDE ARROMBADOR DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS EM URBANO SANTOS

Na manhã de ontem (31/07/2014), quinta-feira, a guarnição recebeu denúncia de que havia uma pessoa dentro de um estabelecimento comercial, chegando no local o indivíduo conseguiu fugir pela janela dos fundos.

A perseguição continuou, e pouco tempo depois foi efetuada a prisão em flagrante de Carlos Leandro Learte de Araújo, 22 anos, reincidente na tipificação deste crime.

O mesmo foi localizado em uma residência de seu suposto comparsa, que na ocasião não foi localizado.

O indivíduo já havia sido preso em Chapadinha há cerca de 03 (três) meses, sendo responsável por diversos assaltos a lojas, farmácias, papelaria e supermercados,  que vinham acontecendo naquele município, conforme pode ser visualizado no link que segue: http://4cipmma.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-05-05T09:10:00-07:00&max-results=15&start=15&by-date=false

Neste último mês de julho, Leandro, que já se encontrava em liberdade, resolveu mudar o local para a prática de seus crimes, vindo a efetuar vários arrombamentos no município de Urbano Santos. O mesmo foi encaminhado para a delegacia local para as devidas providências.


Carlos Leandro Learte de Araújo